sábado, 15 de maio de 2010

Artigo sobre tecnologia do ensino

FERNANDA ZANGROSSI ALVES

BRUNA FERNANDA DOS SANTOS FERREIRA



Os professores são os profissionais mais populares da Finlândia. Os salários são bons, mas não o suficiente para atrair os jovens profissionais. A reputação da carreira é o principal fator na escolha.

"Não é o salário que torna a carreira tão popular e atraente na Finlândia. Nossos salários estão em desvantagem em relação aos de outros países da Europa. A diferença é que todos os nossos professores têm mestrado em educação e a carreira acadêmica é extremamente respeitada."

SITE IG. ARTIGO 13 DE MAIO DE 2010



Tecnologias Educacionais

É preciso que os professores estejam acompanhando essa nova era de inovações, que repensem suas práticas pedagógicas, precisam perder o medo de arriscar, de não saber, deixar de querer ser o dono do saber e superior ao seu aluno, seu papel é de colaborador, de criar oportunidades para seus alunos, pois havendo uma troca recíproca facilitará a aprendizagem. A escola precisa deixar de ser a transmissora de informações, propiciando um ambiente de aprendizagem para a construção do conhecimento.

O educador deve estar apto a mudar e estar consciente da importância da tecnologia educacional como ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, facilitando para o educando uma assimilação significativa dos conteúdos, bem como proporcionando um avanço na construção de novos conhecimentos.

Não basta tentar remendos com as atuais tecnologias, devem-se fazer coisas diferenciadas, é hora de mudar de verdade e vale a pena fazê-lo logo, chamando os que estão dispostos, incentivando-os de todas as formas, dando tempo para que as experiências se consolidem e avaliando com equilíbrio o que está dando certo.

As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, possibilitam aos alunos a construção de novos conhecimentos, dessa forma o processo de ensino-aprendizagem pode ganhar dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.

O re-encantamento, não reside principalmente nas tecnologias, mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças. É maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio.

Como reverter essa situação?

Bem, uma grande possibilidade encontra-se no bom uso das Tecnologias Educacionais.

As Tecnologias Educacionais aproximam de forma rápida e direta o aluno da escola, porque assim a escola passa a fazer parte da linguagem do aluno. Essa linguagem é dotada de um grande número de tecnologias que estão ao nosso redor: televisão, celular, computador, e o aluno tem mais interesse nessa Linguagem Multimídia.

Com o uso de Softwares Educacionais, os professores conseguiram fazer com que suas aulas fiquem mais atraentes e emocionantes, com isso o aluno voltará a ter interesse em frequentar a sala de aula e buscar novos conhecimentos.

Autor. Alan Batista Medeiros


DIANTE DESTE DIAGNÓSTICO E DA SOLUÇÃO ENCONTRADA PELO AUTOR CONCLUÍMOS:

É ÓBVIO QUE ESSE PROCESSO NÃO É REPENTINO, MAS É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA QUE NOSSOS EDUCADORES ESTEJAM DISPOSTOS A ACEITAR E DOMINAR ESSAS TECNOLOGIAS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS EM TODAS AS CLASSES ECONÔMICAS E SOCIAIS, PARA O NOSSO BEM E DE TODOS OS ALUNOS. DEVEMOS FAZER ISSO POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR E DE MAIOR QUALIDADE, PRECISAMOS DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS FORMADORES DE OPINIÕES, PAIS E PRINCIPALMENTE DA SOCIEDADE NESSE NOVO MOMENTO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.

TAMBÉM NÃO PODEMOS ESQUECER QUE NÃO BASTA APENAS DISPONIBILIZAR TECNOLOGIA, COM EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO, MAS CAPACITAR OS EDUCADORES PARA QUE ENTENDAM MELHOR A TECNOLOGIA E SAIBAM APLICÁ-LAS DE FORMA QUE VENHAM A CONTRIBUIR CADA VEZ MAIS AOS ALUNOS.











Um comentário:

  1. Oi seu artigo ficou ótimo, pena que vc não compareceu na aula para compartilhar com seus colegas!
    Abraços
    www.professoriristeu.zip.net

    ResponderExcluir