terça-feira, 25 de maio de 2010

Arquitetura do Centro Paula Souza

Vivemos em um mundo globalizado, com um mercado altamente competitivo, inspirado nos avanços tecnológicos. Assim, a Educação Profissional destaca-se como um fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano na nova ordem econômica mundial.

Para o aprimoramento e acesso de jovens ao mercado de trabalho, o ensino tecnológico busca condições para que o aluno desenvolva e expresse suas potencialidades. As estruturas curriculares dos cursos, ao estabelecerem ampla conexão entre a teoria e a prática, assim como entre a sala de aula e o ambiente de trabalho, permitem aos alunos que aproveitem suas próprias vivências na construção de uma aprendizagem sólida, cujos traços se voltam ao empreendedorismo, à produtividade e ao desenvolvimento de participação cidadã na sociedade.

Por estes motivos, o Governo do Estado de São Paulo desenvolveu o plano de expansão das Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, buscando aumentar o número de matrículas no ensino técnico e tecnológico gratuito.

Atualmente, o Centro Paula Souza administra 186 Etecs e 49 Fatecs estaduais em 148 municípios no Estado de São Paulo. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 91 cursos técnicos. Esse número inclui 3 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 3 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 2 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nas 49 Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos 51 cursos de graduação tecnológica.

Tenho estudado muitas teorias a respeito da Educação Escolar. A seguir, posto algumas imagens das Unidades de Ensino que estão sendo inauguradas pelo Centro Paula Souza. Logo explicarei sobre cada escola e como as teorias estudadas são, ou não, aplicadas a elas.











2 comentários:

  1. Ola Bruna, tudo bom ?
    Também me acho Bruna hauh, estou fazendo o meu tcc e não consigo achar informações suficientes para o projeto de escola técnica que quero implantar, será que você poderia me ajudar ? Onde posso encontrar programas e áreas dessas escolas ?

    obrigada pela atenção
    bruna

    brub123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. ola chama-me Aldemar gostaria de ter a tua ajuda por favor, estou a fazer a licenciatura e o projecto de tenho q fazer e uma escola de arquitectura.

    ResponderExcluir